Neste fórum participará a Coordenadora Europeia Via Campesina, da qual a CNA faz parte. Este é um espaço de discussão onde várias organizações discutirão as grandes questões hoje colocadas sobre a soberania alimentar.
Os principais eixos temáticos do fórum passam pela mudança do modelo de produção e consumo de alimentos; a mudança do sistema de distribuição dos alimentos; a valorização do trabalho e a melhoria das condições sociais nos sistemas agro-alimentares; a recuperação do direito aos recursos naturais e aos bens comuns; e a mudança das políticas públicas que regem os produtos e os sistemas agrícolas de cada país.
O intercâmbio de experiências entre as várias organizações conta-se entre os principais objectivos desta iniciativa. A par deste, a construção de uma base de entendimento comum sobre a soberania alimentar na Europa, o desenvolvimento de uma estratégia e de um plano de acção para fortalecer e ampliar o movimento da soberania alimentar na Europa, bem como influenciar e advogar políticas que apoiem a soberania alimentar na Europa.
Ligadas aos objectivos estão linhas de trabalho como a construção de uma forma colectiva a alternativa ao modelo industrial de produção e consumo e o desenvolvimento de projectos, campanhas, iniciativas, estratégias e planos de acção em torno dos eixos temáticos.
No âmbito das políticas para a soberania alimentar, está em causa na discussão deste Fórum a luta por uma mudança estrutural das políticas alimentares e agrícolas. As organizações querem assegurar que as políticas europeias e nacionais, que são importantes para a alimentação e a agricultura, contribuem para o cumprimento dos direitos humanos e para a justiça social e climática a nível global.
O Movimento Nyéléni Europa e os antecedentes
O Movimento Nyéléni Europa reúne organizações de camponeses, pescadores, pastores, povos indígenas, consumidores, Organizações Não Governamentais, sindicatos, ecologistas, movimentos para o desenvolvimento, de investigação e de direitos humanos, movimentos alimentares comunitários e outros. Tem como objectivo intensificar as iniciativas existentes em matéria de soberania alimentar, reforçando o trabalho à escala local, nacional, regional e mundial.
O Fórum Internacional Nyéléni para a Soberania Alimentar, que decorreu em 2007 no Malí, contou com a participação de 500 representantes de organizações de produtores de alimentos, consumidores e movimentos ecologistas de toda a parte do mundo.
Este foi o ponto de partida para o movimento global da soberania alimentar. Posteriormente organizou-se o Fórum Nyéléni Europa, em 2011 na Áustria, onde se aprovou um plano de acção. Em Fevereiro de 2015, estes movimentos também participaram no Fórum Internacional de Agroecologia, no Malí.
As várias declarações saídas destas iniciativas constituem a base política do movimento. Os organizadores afirmam que «estas reuniões mundiais e regionais têm feito aumentar o número de pessoas que participam na transformação do sistema alimentar e agrícola dominante, que resistem ao modelo agroindustrial de produção e consumo, e constroem o movimento da Soberania Alimentar na Europa e no mundo».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui