Mensagem de erro

Mobilização dos trabalhadores do INEM traz compromissos

Os trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizaram uma manifestação nacional, da sede do Instituto até ao Ministério da Saúde, e obtiveram vários compromissos da parte da tutela.

Manifestação nacional de trabalhadores do INEM, Lisboa, 7 de Abril
Créditos / FNSTFPS

Várias reivindicações levaram os trabalhadores do INEM a manifestar-se hoje em Lisboa. No decurso da manifestação a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN) reuniu com o secretário de Estado adjunto e da Saúde para reiterar as reivindicações já apresentadas, e aqui foram assumidos vários compromissos.

Antes da admissão de novos efectivos para a carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), os actuais trabalhadores da mesma carreira serão reposicionados nas posições remuneratórias que lhes são devidas, independentemente do descongelamento de progressões que vier a ser adoptado pelo Governo para os trabalhadores da Função Pública.

O Ministério da Saúde ficou ainda comprometido a «fazer um esforço» para garantir o recrutamento anual de novos trabalhadores para a carreira de TEPH e a assegurar obras de beneficiação nas bases do INEM que não tenham condições de permanência dos trabalhadores. Acresce o compromisso de manutenção e higienização das viaturas de emergência.

Para além disto, serão adquiridas novas ambulâncias para substituir as que se encontram em avançado estado de desgaste e uso.

A FNSTFPS afirma que só a concretização desta manifestação permitiu garantir os compromissos assumidos hoje pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, acrescentando que se irá manter atenta, juntamente com os trabalhadores, ao grau de concretização das medidas anunciadas, podendo vir a ser adoptadas novas acções de luta caso não se efectivem.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui