O Conselho Internacional de Museus (ICOM), autor do Dia Internacional dos Museus, escolheu para 2017 o tema «Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus», com o objectivo de reflectir sobre o papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.
Por todo o país, museus, monumentos e palácios, participam com dezenas de actividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos e lançamentos de livros, entre outras.
De acordo com a página da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), onde se disponibiliza a programação completa do Dia Internacional dos Museus em todo o País, no dia 18 de Maio, quinta-feira, todos os museus, palácios e monumentos tutelados por este organismo do Ministério da Cultura terão entrada gratuita.
Na sexta-feira, 19, a partir das 18h, o Museu de Arte Popular abre as suas portas gratuitamente e, no dia 20 de Maio, a partir das 18h, as entradas também serão gratuitas nos museus, palácios e monumentos da DGPC.
Em Portugal, as celebrações estendem-se até ao dia 20 de Maio devido à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, à qual os museus portugueses se associam desde há alguns anos.
Em resposta ao repto lançado pela DGPC, os espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus irão realizar diversas iniciativas com o objectivo de aprofundar a ligação com os visitantes, e envolver novos públicos em torno do conhecimento das colecções e da salvaguarda e valorização do património cultural do país.
Na Noite Europeia dos Museus, a 20 de Maio, a escultura do Arcanjo São Miguel, derrubada por um visitante no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, em Novembro do ano passado, vai voltar a ser exibida ao público, e está previsto um espectáculo dos alunos da Escola de Circo do Chapitô, a partir das 21h30, para celebrar o regresso da peça. A escultura em madeira do século XVIII, era proveniente do antigo Colégio de São Patrício, onde está actualmente instalado o Chapitô, em Lisboa.
Também o novo Museu Nacional dos Coches, inaugurado há dois anos, em Lisboa, que encerrou a 26 de Abril para instalação do projecto expositivo, reabrirá ao público a 20 de Maio.
O ICOM – sigla da designação, em inglês, da organização Internacional Council of Museums – é a maior organização internacional de museus e de profissionais de museus, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível.
Criado em 1946, o ICOM é uma organização não-governamental, que mantém relações formais com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui