|horário de trabalho

Trabalhadores da Águas e Resíduos da Madeira conseguem redução do horário

Os trabalhadores da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) conseguiram que a administração reduzisse o horário de trabalho semanal de quem não possui vínculo de origem público para as 37 horas e meia e a reposição dos 25 dias de férias.

Águas e Resíduos da Madeira
Créditos / ARM

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA/CGTP-IN) considera positiva a decisão da redução do horário de trabalho para as 37 horas e meia no caso dos trabalhadores que, «não tendo vínculo de origem à Função Pública, tinham como horário semanal as 40 horas.

No entanto, num comunicado distribuído na empresa, o sindicato lembra que alguns destes trabalhadores da ARM «ainda há pouco tempo tinham como horário de trabalho as 35 horas semanais».

A estrutura sindical considera que este é o início de um processo que tem como objectivo a atribuição das 35 horas semanais a todos os trabalhadores, «independentemente do seu vínculo de origem».

No comunicado também é afirmada como positiva a decisão de repor os 25 dias de férias para todos os trabalhadores, recordando que esta era uma prática da empresa até 2014 e que foi «a unidade» dos trabalhadores que contribuiu para estas conquistas.

O SITE CSRA também informa que, «após as exigências dos trabalhadores e do sindicato», a administração da empresa apresentou uma nova proposta de tabela salarial, que será analisada pelos trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui