A situação ocorreu esta quarta-feira, segundo denunciou o deputado na sua conta de Facebook. Contactado pelo AbrilAbril, Miguel Viegas explicou que estava nos Estados Unidos da América, integrado numa delegação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do PE e que a ideia era «manter encontros bilaterais para aferir as tendências da nova administração relativamente ao sector financeiro».
«Logo na primeira visita, ao Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças), a nossa entrada foi vetada, sem qualquer explicação», disse, precisando que nem o deputado comunista nem o assistente da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) que o acompanhava tiveram autorização para entrar.
Miguel Viegas considerou a situação, no mínimo, «estranha», sobretudo tendo em conta que todos os restantes membros da delegação – S&D (a que pertence o PS), PPE (onde figuram PSD e CDS) e ALDE (grupo de Marinho e Pinto) – puderam entrar.
O deputado do PCP no PE sublinhou ainda que «os controlos são uma constante, o que revela um clima de paranóia securitária».
Foi formalizado um protesto junto da Comissão e do PE, até agora sem resposta.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui