|Educação

Falta de professores provoca concentração de turmas e sobrelotação das salas

Estudantes de Beja assistem a aulas sentados no chão

No Liceu Diogo de Gouveia, em Beja, a falta de professores levou a que existam turmas de mais de 30 alunos. Os estudantes denunciam que há casos em que nem sequer há lugares sentados nas salas, num abaixo-assinado.

Concentração dos estudantes da Escola Secundário Diogo de Gouveia, em Beja. 29 de Outubro de 2013
Créditos

Os estudantes dizem-se «revoltados» com a falta de professores e funcionários, e com a degradação das condições materiais da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja. Acusam os «sucessivos governos» de desresponsabilização perante «o seu dever constitucional» e denunciam a «degradação material e humana» no Ensino Básico e Secundário.

No abaixo-assinado que já foi subscrito por dezenas de alunos, referem que a direcção da escola decidiu juntar turmas para fazer face à falta de professores. O resultado, apontam, são disciplinas com mais de 30 estudantes, alguns obrigados a assistirem às aulas «sentados no chão» ou a «ficar em pé durante a aula porque não há lugar para todos».

Os estudantes exigem «mais financiamento para a escola, possibilitando assim que se colmatem os problemas mais imediatos; mais professores, para possibilitar a redução do número de alunos por turma; redução imediata das turmas com 30 ou mais estudantes»; e melhores condições materiais.

A entrega do documento deverá acontecer com a presença de vários estudantes, indicam numa nota à imprensa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui