|resistência antifascista

«Memórias do Exílio» em Sacavém 

O livro Memórias do Exílio é apresentado este sábado na presença dos autores, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, no concelho de Loures.

CréditosGérard Bloncourt / mots et maux de Miche

Agendada para as 18h, a apresentação conta com a presença dos autores Ana Aranha e Carlos Ademar, e ainda dos ex-exilados Helena Cabeçadas e Fernando Mariano Cardeira.

«Mais de quatro décadas após o seu regresso, antigos exilados falam das suas experiências, revisitam os lugares que os abrigaram e recuperam vivências do seu contributo para a construção da democracia, fazendo de Memórias do Exílio uma obra indispensável para entender a oposição e a luta contra a ditadura feitas desde o estrangeiro», lê-se na nota de agenda do Município de Loures.

O livro conta as histórias de quem lutou pela liberdade e passou a fronteira a salto, fugiu em comboios vigiados ou em barcos improvisados. Carlos Ademar frisa que «a obra visa contribuir para combater a desmemória que gradualmente vai minando as mentes portuguesas relativamente à História recente do nosso país e à ditadura de quase 50 anos».

«Este período remeteu-nos para um atraso civilizacional nada compatível com o acontecia na Europa, que se desenvolveu exponencialmente após a II Guerra Mundial, enquanto por este canto do continente permanecíamos "orgulhosamente sós", pobres, tristes, vigiados, presos, torturados, mortos ou estropiados numa guerra estúpida, porque completamente anacrónica», acrescenta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui