O «Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual» será dedicado à gestão e preservação do património documental e museológico da CGTP-IN, com o objetivo de promover o estudo e a reflexão sobre a história do movimento operário e sindical. Além disso, o centro também receberá exposições, conferências e eventos de natureza sindical e cultural.
A escolha da antiga fábrica de cortiça L. MUNDET & Sons, no concelho do Seixal, como sede do projeto, é simbólica, devido à forte ligação histórica do local com o movimento operário, especialmente no setor corticeiro, representado pelos Sindicatos da Indústria Corticeira da CGTP-IN.
A cerimónia de abertura, no dia 1 de Outubro, terá momento musical com Luísa Amaro e Gonçalo Lopes seguido das intervenções de um ex-trabalhador da Mundet, da Interjovem, do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, e do Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira. O evento também contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
É nos 54 anos da Intersindical que surge o Espaço Memória como uma homenagem às lutas do movimento operário e sindical, e promete ser um importante centro de memória e de promoção do conhecimento sobre a história do trabalho e da resistência sindical em Portugal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui