O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) convocou a concentração exigindo que sejam iniciadas as negociações para o Acordo de Empresa. Desde 21 de Fevereiro que os trabalhadores esperam resposta do Instituto Universitário de Lisboa (IUL) à proposta feita.
Para além de exigirem a melhoria das condições de trabalho, os trabalhadores contestam que a contratação seja feita através de contratos individuais de trabalho (CIT de direito privado), em vez de contratos de trabalho em funções públicas – o que o IUL passou a fazer desde a passagem da instituição ao regime fundacional.
Sobre isto, o sindicato avança, em comunicado, que não é admissível «o tratamento diferenciado dos trabalhadores da mesma instituição» e defende a aplicação dos «mesmos direitos e deveres a todos os trabalhadores independentemente do tipo de contrato».
A estrutura sindical denuncia ainda que «ao longo destes anos a situação laboral se foi agravando e o ambiente de trabalho deteriorando, dadas as diferenças de tratamento entre trabalhadores».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui