|lutas sindicais

Enfermeiros do IPO Lisboa em greve no dia 6 de Fevereiro

Os enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa vão estar em greve pelo cumprimento de retroactivos resultantes da aplicação do diploma de progressão de carreiras.

Enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) em luta pelo descongelamento das progressões, independentemente do tipo de contrato de trabalho. Lisboa, 8 de Janeiro de 2019
Enfermeiros do IPO em luta pelos retroactivos resultantes do decreto de progressão de carreiras CréditosMiguel A. Lopes / LUSA

A greve dos enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) decorre nesta segunda-feira, dia 6 de Fevereiro, entre as 8 e as 12 horas, com uma concentração pelas 10h30 à porta do hospital.

Os enfermeiros exigem os retroactivos desde o momento em que se adquire o direito à progressão, a correcção de injustiças relativas decorrentes da progressão, nomeadamente os especialistas, a harmonização de direitos entre profissionais com contrato individual de trabalho (CIT e contrato de trabalho em funções públicas, e a contratação de enfermeiros em consideração com as necessidades dos serviços.

O Decreto-Lei DL 80-B/2022 que permite a contagem de pontos a milhares de enfermeiros, ainda que de forma insuficiente, foi publicado após anos de luta do SEP e dos enfermeiros em torno da atribuição dos pontos para efeitos de progressão – greves, concentrações, abaixo-assinados, campanha de sensibilização da população, reuniões com administrações e Tutela, petição na Assembleia da República, manifestações, entre outros – luta na qual os enfermeiros do IPO marcaram presença.

 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui