|greve

Nova greve na Hutchinson

Durante a paralisação de 24 horas que realizaram entre os dias 12 e 13, os trabalhadores da Hutchinson Borrachas de Portugal, em Campo Maior, decidiram manter a luta, por falta de resposta patronal.

Trabalhadores da Hutchinson em greve no dia 13 de Março de 2024 
Créditos / fiequimetal.pt

A greve de 24 horas que começou às 22h de dia 12 teve grande impacto na produção, levando à paragem de muitas máquinas e de áreas produtivas da fábrica, informou o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site Sul/CGTP-IN).

Na quarta-feira, em plenário celebrado à porta da fábrica durante a paralisação, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a realização de uma nova greve de 24 horas, entre 6h de dia 28 de Março e as 6h do dia seguinte.

A decisão foi tomada pelos trabalhadores da fábrica em Campo Maior «devido à falta de respostas e de negociação por parte da direcção» da Hutchinson Borrachas de Portugal, e manter-se-á se não houver «resposta patronal positiva» às «justas reivindicações» colocadas, esclarece fonte sindical.

Com esta forma de luta, que foi concretizada pela primeira vez na empresa a 1 de Fevereiro último, os trabalhadores pretendem alcançar «melhores aumentos salariais» e «um melhor subsídio de refeição».

Lutam igualmente «pelo pagamento das horas trabalhadas ao sábado e feriado, em horário normal, como trabalho suplementar», pela criação/atribuição de diuturnidades (valor que acresce à tabela salarial, referente a um período de tempo de permanência na empresa), bem como pela «eliminação das faltas injustificadas».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui