Em nota de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava/CGTP-IN) refere que a concentração de protesto irá decorrer amanhã, entre as 10h e as 14h, na zona de chegadas do aeroporto de Lisboa.
O Sitava afirma que o protesto tem como objectivo contestar a precariedade e os baixos salários praticados, a discriminação de trabalhadores e o não cumprimento da contratação colectiva por parte da Portway, em violação do Decreto-Lei 275/99 (Regula as actividades de assistência em escala ao transporte aéreo nos aeroportos ou aeródromos nacionais).
Em Junho, os trabalhadores da Portway divulgaram uma carta aos meios de comunicação social a denunciar a repressão sistemática praticada dentro da empresa, onde afirmam terem chegado ao limite face aos casos de assédio, entre castigos, privações e ataques pessoais.
A Portway também é acusada pelo Sitava de violar a lei da parentalidade, em Abril, ao ter imposto uniteralmente um horário ilegal sobre os trabalhadores que estavam cobertos pela lei da parentalidade. O pretexto usado foi que havia «colisão de direitos» entre trabalhadores ao fim-de-semana, apesar da empresa possuir capacidade e lucros para efectuar mais contratações.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui