A administração da Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa, confirmou aos sindicatos e à Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) a retirada da denúncia dos acordos de empresa desencadeada pela anterior administração, já no período de mudança de governo.
Com a formalização da retirada da denúncia, que já tinha sido assumida pelo o primeiro-ministro na Assembleia da República, encerra assim um dos motivos de conflito nestas empresas.
Esta é uma decisão que corresponde às reivindicações sindicais, abrindo novos espaços de negociação. No entanto, segundo o comunicado da Fectrans, continuam a existir «preocupações dos trabalhadores e motivos de luta».
Entre esses problemas, estão a falta de trabalhadores, as situações de precariedade e problemas relativos à imobilização de material circulante e barcos. A federação sindical refere ainda a necessidade do cumprimento dos Acordos de Empresa, da dinamização da contratação colectiva e da negociação da melhoria dos salários, que continuam a ser os mesmos desde 2009.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui