A iniciativa, que decorre entre Março e Novembro deste ano, realiza-se sempre às quintas-feiras, com início às 18h, no auditório da instituição, em Lisboa.
«Num museu que celebra todos os dias a Liberdade, este é mais um contributo para a reflexão do que foi o 25 de Abril, nas suas mais variadas dimensões», lê-se no portal museudoaljube.pt.
O ciclo arranca no próximo dia 17 de Março com «Revolução e Disputas da Memória», sendo a conversa «animada» por Paula Godinho e Manuel Loff.
A conversa seguinte – «Revolução portuguesa: o povo está na rua!» – tem lugar a 7 de Abril e conta com a participação de Isabel do Carmo e Luís Trindade.
Em Maio, o ciclo regista dois encontros. No dia 5, há «Revolução de Abril no mundo e no seu tempo», com Raquel Ribeiro e Giulia Stripoli, e, a 19, «Revolução e lutas. O mundo do trabalho», por Joana Dias Pereira, Manuel Candeias e João Madeira.
Francisco Fanhais e Manuel Pires da Rocha vão abordar «Revolução e a música», no dia 16 de Junho, enquanto Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo irão conversar sobre «Revolução e violência política – o Verão Quente», no dia 7 de Julho.
Quase na despedida do Verão, a 15 de Setembro, Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho vão falar sobre «Revolução e cultura» e, já no Outono, a 13 de Outubro, «Revolução, géneros e sexualidade» será tema de debate para Raquel Afonso e Isabel Freire.
A última conversa do ciclo, a 10 de Novembro, centrar-se-á em «Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias» e estará a cargo de Maria Inácia Rezola.
Os interessados podem conhecer melhor os perfis dos participantes na página do museu.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui