Na edição deste ano da Festa do «Avante!», o CineAvante! mantém-se ao ar livre, junto ao lago da Quinta do Cabo. Continuando o trabalho dos anos anteriores, a programação opta por um cinema atento ao mundo, à sociedade, à política, à história, à imaginação, e destaca filmes produzidos em Portugal que reflectem sobre a realidade e conjuntura do país.
Na sexta-feira à noite, dia 2, às 21h, o CineAvante! abre com a curta O Jovem Cunhal (2022) de João Botelho. O filme evoca a memória de Álvaro Cunhal, histórico dirigente do Partido Comunista Português, o seu percurso político, a sua formação ideológica, na luta contra a ditadura fascista e pela liberdade e democracia em Portugal. Este trajecto é entrecortado com excertos encenados da sua produção literária, salientando a ligação inapagável entre a cultura e o contexto histórico-social. O realizador estará presente para apresentar a obra. Esta e outras apresentações permitem aprofundar o conhecimento sobre os filmes e valorizam o trabalho de artistas e outros trabalhadores da cultura envolvidos na criação cinematográfica.
No fim da tarde de sábado, dia 3, às 19h30, serão exibidas três curtas que cobrem temas como a vivência da desertificação e do abandono, a solidão no Interior português consumido pelas chamas, e a emigração para França durante a ditadura: O Que Resta (2021) de Daniel Soares, As Sacrificadas (2021) de Aurélie Oliveira Pernet, e O Homem do Lixo (2022) de Laura Gonçalves. O realizador Daniel Soares apresentará o primeiro. A realizadora Aurélie Oliveira Pernet e Pedro Fernandes Duarte, um dos produtores, comentarão a segunda. A ilustradora Patrícia Guimarães falará sobre a terceira.
A ante-estreia de Territórios Ocupados (2022) de José Vieira fecha as exibições de sábado, às 21h30. O tema desta longa documental é a história popular dos baldios no concelho de Vouzela. As pessoas falam da sua existência após a violenta ocupação e florestação dos seus terrenos comunitários em 1941, com os poderes públicos fascistas a favorecerem os grandes interesses privados cooperativos. A miséria e a emigração, a resistência à expropriação, marcaram a vida do povo das serras do Caramulo. O filme será apresentado por Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e director do jornal Avante!.
Ao fim da tarde de domingo, dia 4, às 19h30, serão mostrados Alcindo (2021) de Miguel Dores e Mistida (2021) de Falcão Nhaga, uma longa documental e uma curta ficcional que abordam o presente português ainda marcado pelo racismo, que por vezes toma formas muito violentas, e por indícios da herança do passado colonial, que marcam a vida as comunidades vindas das ex-colónias e os seus descendentes. O realizador Miguel Dores e Pedro Santarém, dirigente da Frente Anti-Racista, tecerão comentários sobre Alcindo. O cineasta Falcão Nhaga e o argumentista Pedro Cabral falarão sobre Mistida.
O sábado e o domingo oferecem a habitual «Monstrinha na Festa» a partir das 11h, com uma variada selecção de filmes de animação curtos feita pela Monstra – Festival de Animação de Lisboa e dirigida ao público infantil. Ambas as sessões terão apresentação de Tiago Galrito.
Nesta festa das crianças, a primeira mostra, no sábado, inclui: Carpinteiro de Papel (2021) de Renata Bueno e Daniel Medina (Portugal), O Segredo do Sr. Nostoc (2021) de Patrice Seiler e Maxime Marion (França), Uma Pedra no Sapato (2020) de Eric Montchaud (França), O Meu Nome é Medo (2021) de Eliza Płocieniak-Alvarez (Alemanha), URSA - A Canção das Luzes do Norte (2021) de Natalia Malykhina (Noruega), e Faminta (2021) de Raphaëlle Martinez (França).
A segunda exibição, no domingo, é composta por: O Meu Amigo Tigre (2021) de Tatiana Kiseleva (Rússia), Ensaio da Orquestra (2021) de Tatiana Okruzhnova (Rússia), Quem Leva a Trela? (2021) de Stepan Koval (Ucrânia), Retrospetiva 2020 (2021) de Rosa Beiroa, Alita Serra, e Tomfoolery (Reino Unido), Cabeça Perdida (2021) de Isabelle Favez (Suíça), O Pequeno-Almoço do Caracol (2021) de Eugeniy Fadeyev (Rússia), Cobertor Esquisito (2019) de Kolja Saksida (Eslovénia), e Gatração (2021) de Valiantsina Tsedzik e Anastasia Rodionova (Rússia).
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