O Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu, hoje, que cabe às federações de cada modalidade aceitar ou excluir atletas russos nas competições dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro. A posição contraria os apelos, incitados pelas agências norte-americana e canadiana de combate ao doping, de exclusão total dos atletas russos.
Na passada quarta-feira, o Comité Olímpico Russo anunciou a lista de 387 atletas olímpicos seleccionados, de 30 modalidades, que incluía os 68 visados pela exclusão colectiva imposta pela Associação de Federações Internacionais de Atletismo. Nestes, encontram-se os medalhados olímpicos Ivan Ukhov (salto em altura), Antonina Krivoshapka, Yevgeniya Polyakova (4x400 metros), Tatyana Petrova Arkhipova (maratona) e Yelena Isinbayeva (recordista mundial e olímpica do salto com vara).
Esta decisão é um duro golpe à estratégia em curso de excluir todos os atletas russos dos Jogos Olímpicos deste ano, apesar da forte pressão a que o COI tem estado sujeito, particularmente pelas autoridades e pela imprensa norte-americana. A Rússia conquistou 80 medalhas nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui