|Vietname

Cuba enviou para o Vietname o primeiro lote de vacinas Abdala

O primeiro lote de doses da vacina Abdala, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), seguiu de Cuba para o Vietname, informou esta sexta-feira a instituição científica.

O primeiro lote de doses da Abdala seguiu esta sexta-feira de Cuba para o Vietname, país que está a produzir com êxito no seu território a Sputnik V, desenvolvida pela Rússia  
Créditos / @CIGBCuba

Sem precisar a quantidade de doses que foram transportadas num avião da Vietnam Airlines, o GIGB afirmou na sua conta de Twitter que a plataforma produtiva do fármaco é utilizada noutros imunógenos, registados em mais de 30 países, e certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No passado dia 20, no contexto da visita que o presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, fez a Cuba, foi assinado um Contrato de Abastecimento e Distribuição de cinco milhões de doses da vacina Abdala, contra a Covid-19.

|

Cuba pode ser o primeiro país a imunizar a sua população com vacinas próprias

Começou esta quarta-feira, em 4 municípios de Havana, o que foi designado como «intervenção sanitária em grupos e territórios de risco». A previsão é que 70% da população do país esteja vacinada em Agosto.

As autoridades sanitárias cubanas deram luz verde à primeira etapa de ensaios clínicos da vacina designada como «Soberana 01»
As autoridades sanitárias de Cuba estimam que, em Agosto, 70% da população da Ilha esteja imunizada contra a Covid-19 Créditos / andina.pe

De acordo com a informação divulgada pelas autoridades de Saúde cubanas, entre Maio e Junho irão receber as três doses da candidata a vacina Abdala voluntários dos municípios de San Miguel del Padrón, Habana del Este, Guanabacoa e Regla, abrangendo 396 382 habitantes.

Para a última semana de Maio, prevê-se o início do teste nos municípios de Boyeros, Cotorro e Arroyo Naranjo, com 382 016 pessoas, num processo que irá decorrer até Julho, segundo o Ministério da Saúde Pública (Minsap).

Entre os meses de Maio e Junho, receberão as doses da Abdala os trabalhadores e estudantes de saúde de todo o país que não foram vacinados nos estudos de intervenção desta candidata a vacina, abrangendo, no total, 474 676 pessoas, informa a Prensa Latina.

Recentemente, o ministro da Saúde, José Angel Portal, explicou que «esta intervenção sanitária com carácter temporário» se realizará até que o Centro para o Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed), a entidade reguladora em Cuba, autorize a utilização massiva da Abdala e da Soberana 02 – a outra candidata cubana que se encontra na Fase III dos testes clínicos.

O titular da pasta da Saúde afirmou que a investigação e o desenvolvimento de vacinas cubanas contra a Covid-19 têm resultados demonstrados nas suas diferentes etapas de estudo, pelo que foi tomada esta decisão de avançar com a imunização da população.

Candidatas seguras e com resposta imune

Participando há dias no programada de TV «Mesa Redonda», Olga Lidia Jacobo Casanueva, mestre em Ciências e directora do Cecmed, defendeu, de forma sustentada, que ambos os fármacos – Abdala e Soberana 02 – são seguros e desenvolvem uma resposta imune.

|

Cuba mais próxima de alcançar uma vacina própria contra a Covid-19

Começa esta segunda-feira a aplicação da segunda dose, na 3.ª fase dos ensaios clínicos, da Soberana 02 e Abdala, candidatas cubanas a vacinas anti-Covid-19 cada vez mais próximas de mostrar a sua eficácia.

A terceira fase dos ensaios clínicos da Soberana 02 e da Abdala avança com a participação de mais de 92 mil voluntários 
Créditos / dw.com

O anúncio foi feito ontem pelo Grupo Empresarial das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica de Cuba (BioCubaFarma), através da sua conta no Twitter. Ambas as formulações integram uma lista de 24 vacinas de subunidades que estão a ser desenvolvidas no mundo e fazem parte do grupo de 16 que actualmente progridem na terceira etapa dos seus ensaios, informa a agência Prensa Latina.

A mesma fonte revela que esta fase tem como principal objectivo avaliar a eficácia, a segurança e a imunogenicidade da vacinação contra o SARS-CoV-2, que provoca a doença, e caracteriza-se por ser multicêntrica, adaptativa, em grupos paralelos, randomizada, controlada com placebo e com a aplicação do método duplo-cego.

A Soberana 02, do Instituto Finlay de Vacinas, foi a primeira candidata a iniciar o estudo, no passado dia 8 de Março, na capital cubana, com 44 010 voluntários entre os 19 e 80 anos. O seu esquema de imunização é de zero, 28 e 56 dias.

|

Vacinas: Soberana 02 avança para a fase III e Abdala está lá quase

Cuba conta com cinco candidatas a vacinas contra a Covid-19. A Soberana 02 iniciou esta segunda-feira a terceira fase dos testes clínicos em vários municípios de Havana. O processo deve demorar três meses.

Um trabalhador da saúde prepara uma seringa com uma dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19, no Hospital do Santo Espírito, em Roma, Itália, a 2 de Janeiro de 2021
A Soberana 02 é a primeira vacina desenvolvida na América Latina a chegar à terceira fase dos testes clínicos CréditosFabio Frustaci / EPA

O anúncio foi feito na conta oficial de Twitter do Instituto Finlay, que lidera o projecto e também informou que, nesta etapa, os estudantes da Universidade de Havana e da Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría irão dar apoio no que toca ao processamento de dados.

Dagmar García, directora de investigações do Instituto Finlay, destacou recentemente que a entrada da Soberana 02 na terceira fase dos testes é algo de inédito na história das vacinações em Cuba, tendo em conta o elevado número de voluntários (mais de 44 mil) e os resultados positivos alcançados nas etapas clínicas anteriores.

O estudo, que tem nos seus objectivos a avaliação da eficácia do produto, abrange indivíduos com idades entre os 19 e os 80 anos, em oito municípios de Havana, para os quais já estão prontas as 320 mil doses necessárias.

María Eugenia Toledo, investigadora principal do teste clínico, explicou à Prensa Latina que os voluntários serão vigiados até completar os 28 dias entre uma dose e a seguinte.

Desta etapa estão excluídas, entre outras, as grávidas, mulheres em fase pós-parto e amamentação, pessoas com doenças cancerígenas ou com doenças crónicas que limitem a vacinação, pessoas com HIV cuja carga viral seja detectável, assim como pessoas com doenças febris ou infecciosas agudas nos sete dias anteriores à administração da vacina ou no momento da sua aplicação, refere a agência.

Duração prevista de 90 dias e a Abdala à espreita

Os cientistas do Instituto Finlay referiram que o estudo deverá ter uma duração de 90 dias a partir da última dose administrada. Numa entrevista ao portal peruano Exitosa Noticias, o director do instituto, Vicente Vérez, estimou que o processo esteja concluído em meados do ano e que a vacinação massiva com a Soberana 02 possa avançar em Julho.

No site constam ainda declarações do ministro da Saúde do Peru, Óscar Ugarte, que dão conta do interesse do país sul-americano pelo desenvolvimento das vacinas Soberana 02 e Abdala, as mais avançadas das cinco candidatas cubanas a vacinas contra o vírus SARS-COV-2.

A Soberana 02 entrou na terceira etapa de testes depois de receber luz verde do Centro para o Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed), a entidade reguladora do processo.

Ao abordar a questão no programa de TV «Mesa Redonda», o director de Ciência e Inovação do Grupo Empresarial BioCubaFarma, Rolando Pérez Rodríguez, qualificou o facto como «um marco», uma vez que o imunógeno referido é o primeiro desenvolvido na América Latina que chega a esta etapa, indica o diário Granma.

Disse ainda esperar que o Cecmed dê autorização para que a Abdala também inicie este mês a terceira etapa dos testes clínicos.

Mais de 300 candidatas a nível mundial

Segundo dados oficiais, referidos pelo Grama, a 1 de Março último havia 308 candidatas a vacinas contra a Covid-19, 81 das quais em fases de testes; destas, 16 estavam na terceira etapa, sem contar com a Soberana 02 e a Abdala, que vão fazer subir essa lista para 18.

No portal da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 15 vacinas registadas ou com autorização para uso de emergência.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Já a aplicação da primeira dose da Abdala, segunda candidata cubana a chegar a esta fase, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, teve início no passado dia 22 de Março.

O seu esquema de vacinações é mais curto (zero-14-28 dias), e a primeira dose foi aplicada em apenas dez dias a 48 mil voluntários nas províncias de Santiago de Cuba, Guantánamo e Granma, que têm tido grande incidência de contágios nos últimos tempos.

A este propósito, Francisco Hernández, doutor em Ciências, disse ao Granma que ter conseguido recrutar 48 mil voluntários em apenas dez dias e que todos tenham a primeira dose aplicada foi uma epopeia, fruto do trabalho integrado de muitas instituições e da participação e confiança da população.

María Eugenia Toledo Román, investigadora principal dos ensaios clínicos da Soberana 02, pronunciou-se no mesmo sentido, sublinhando que o êxito da etapa inicial se deveu, em grande medida, à disposição da população para participar nos estudos.

A administração da segunda dose da Soberana 02 e da Abdala, que agora se inicia, envolve mais de 92 mil pessoas. O objectivo da comunidade científica cubana é conseguir vacinar com uma vacina desenvolvida no país cerca de 70% da população da Ilha em Julho e Agosto.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

«Como entidade reguladora, podemos dizer que os dois candidatos a vacinas têm um perfil de segurança adequado. Relativamente à imunogenicidade, comprovámos o aparecimento de títulos de anticorpos e também a sua qualidade, o que garante o aumento da resposta imune», afirmou, citada pelo Granma.

A especialista definiu a tentativa de trabalhar com cinco candidatas a vacinas anti-Covid-19 como um grande desafio e elogiou o trabalho dos cientistas cubanos, únicos no mundo com esta quantidade de propostas em desenvolvimento.

As autoridades sanitárias cubanas estimam que, em Agosto, 70% da população do país esteja vacinada. Apesar do bloqueio económico, comercial e financeiro que lhe é imposto pelos EUA, Cuba pode ser o primeiro país a imunizar toda a sua população com vacinas próprias, investigadas e desenvolvidas pela comunidade científica da Ilha.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

A directora-geral do CIGB, Marta Ayala, afirmou que estas doses seriam aplicadas em Hanói, tanto em população adulta como infantil, indica a Prensa Latina.

O governo vietnamita decidiu comprar a Cuba dez milhões de doses deste imunógeno, depois de, no passado dia 17, o Ministério da Saúde ter aprovado a vacina Abdala para uso de emergência.

A Abdala é a oitava vacina contra a Covid-19 aprovada para uso de emergência no Vietname. As outras, informa a Vietnam News Agency, são a AstraZeneca, a Johnson & Johnson, a Moderna, a Pfizer-BioNTech, a Sputnik V, a Sinopharm e a Hayat-Vax.

Vietname produz com êxito primeiro lote da Sputnik V

A empresa vietnamita Vabiotech, do Ministério da Saúde, anunciou esta sexta-feira que produziu com êxito o primeiro lote da vacina Sputnik V contra o coronavírus, em colaboração com o Fundo Russo de Investimento Directo.

Antes, informa a Vietnam News Agency, o lote produzido pela empresa vietnamita tinha sido avaliado e aprovado pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, na Rússia.

Do Tuan Dat, presidente da Vabiotech, destacou que este êxito ajuda o país a aceder rapidamente a uma fonte de vacinas de qualidade, contribuindo para a prevenção e o controlo da Covid-19.

|

Vietname doou 12 mil toneladas de arroz a Cuba

O diplomata Bruno Rodríguez agradeceu esta sexta-feira a doação feita no dia anterior pelo país asiático para ajudar Cuba a enfrentar as dificuldades alimentares derivadas do bloqueio dos EUA e da pandemia.

O Vietname continua a ajudar Cuba a enfrentar a dureza do bloqueio imposto por Washington e as dificuldades resultantes da pandemia 
Créditos / Prensa Latina

«O nosso sincero agradecimento ao povo e governo vietnamitas e às autoridades de Hanói pelo donativo de 12 mil toneladas de arroz ao nosso país, expressão das relações de irmandade histórica que nos unem», escreveu o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros na sua conta de Twitter.

Na quinta-feira, durante uma recepção ao embaixador de Cuba em Hanói, Orlando Hernández, o primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh, sublinhou os laços de fraternidade e amizade que ligam ambos os países, noticia a Vietnam News Agency (VNA).

Na ocasião, Chinh, destacando a importância da cooperação bilateral, disse ao embaixador Hernández que os dois países devem implementar orientações e medidas para reforçar as relações tradicionalmente abrangentes entre ambos.

Ao fazer a entrega simbólica do carregamento, o primeiro-ministro explicou que, do volume total, dez mil toneladas foram doadas pelo Partido Comunista (PCV), o Estado e o povo vietnamitas. As restantes 2000 toneladas são uma oferta do Comité do PCV de Hanói a Havana.

|

Vietname doou a Cuba 5000 toneladas de arroz

A doação, oficializada a 17 de Abril último numa cerimónia em Hanói, foi concretizada esta semana em Haiphong, cidade portuária também no Norte do país asiático.

A doação que agora se concretizou foi oficializada em meados de Abril
Créditos / Cubadebate

O Partido Comunista, o Estado e o povo vietnamitas procederam à entrega das 5000 toneladas de arroz que tinham prometido a Cuba, para ajudar a Ilha a resolver as suas dificuldades alimentares em plena luta contra a Covid-19.

A entrega ocorreu na cidade portuária de Haiphong, a mesma onde, nos anos 60 e 70 do século passado, chegavam o acúçar e outros produtos cubanos em apoio a um povo que então combatia pela sua liberdade e independência, indica o portal Cubadebate.

Ao agradecer a doação, a embaixadora de Cuba, Lianys Torres, referiu que este gesto nobre e solidário é expressão das históricas relações de amizade especial e fraternidade entre os dois países.

A doação tornou-se oficial no passado dia 17 de Abril, numa cerimónia em Hanói em que a embaixadora recebeu uma carta do secretário-geral do Partido Comunista e presidente do Vietname, Nguyen Phu Trong, dirigida ao seu par cubano, Raúl Castro, e ao presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Então, a diplomata cubana lembrou que, 59 anos antes, Cuba enfrentava a invasão da Baía dos Porcos e, em menos de 72 horas, derrotava-a. «Com esse mesmo espírito, o nosso povo está a enfrentar a Covid-19 e também a venceremos», afirmou Torres na altura, antecipando o que está a acontecer agora na Ilha.

Na mesma ocasião, o chefe do governo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, expressou o agradecimento do Vietname pelo permanente apoio e a solidariedade de Cuba para com o povo vietnamita, e disse que o seu país estará ao lado do país caribenho para o ajudar a aliviar a dureza do bloqueio e a enfrentar as dificuldades resultantes da pandemia.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

«Vamos acompanhar lado a lado o povo cubano, que nos momentos mais difíceis da nossa história esteve connosco e tornou válida a frase do seu líder, Fidel Castro: "Pelo Vietname Cuba está disposta a dar até o seu próprio sangue"», referiu, citado pela Prensa Latina.

Ao intervir, o embaixador cubano, Orlando Hernández Guillén, agradeceu este gesto ao PCV, ao Estado e ao povo vietnamitas, tendo destacado a confiança existente entre os governos dos dois países.

Durante a pandemia de Covid-19, o Vietname já tinha ajudado o país antilhano a enfrentar as consequências do bloqueio imposto pelos EUA, tendo feito chegar a Cuba 5000 toneladas de arroz e material médicos para enfrentar a situação de emergência sanitária.

Nos últimos dias, vários países, como a Rússia, o México e a Bolívia, enviaram para o país caribenho medicamentos, material hospitalar e alimentos, cuja entrega gratuita à população o Ministério do Comércio Interno cubano prepara.

Mais sanções dos EUA contra Cuba

Entretanto, os EUA decretaram esta sexta-feira mais sanções contra funcionários e entidades cubanos. De acordo com as autoridades da Ilha, tais medidas são irrelevantes do ponto de vista prático, mas têm implicações políticas, uma vez que fazem parte da escalada agressiva contra o país caribenho promovida por Washington.

«Os Estados Unidos não têm a menor autoridade legal, política ou moral para sancionar as pessoas pelo mundo fora», afirmou há dias Bruno Rodríguez, que lembrou o historial pouco abonatório dos EUA em matéria de repressão, de utilização das forças armadas em terceiros países, de vítimas chamadas colaterais e de acções de tortura.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Por outro lado, revelou que a Vabiotech está a trabalhar com a parte russa com vista à produção, no futuro próximo, da vacina Sputnik Light, que requer apenas uma dose.

O Ministério vietnamita da Saúde autorizou a administração da Sputnik V para uso de emergência a 23 de Março deste ano; posteriormente, a 21 de Julho, a Vabiotech anunciou a produção do antídoto no país, em fase de ensaio.

O Vietname manteve números bastante baixos de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 durante muito tempo, mas em Maio deste ano esse registo começou a aumentar, estando previsivelmente ligado à chamada variante Delta.

Ainda assim, num país que tem quase 100 milhões de habitantes, o número acumulado de casos de infecção é de 736 972, segundo dados divulgados ontem pelas autoridades sanitárias.

No que respeita à vacinação, a Vietnam News Agency refere que, a 23 de Setembro, tinham sido administradas 36,79 milhões de doses de vacinas anti-Covid no país asiático e que 7,25 milhões de pessoas tinham recebido duas doses.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui