De acordo com a informação divulgada ontem pelo Centro Russo para a Reconciliação na Síria, o Exército sírio deparou-se em Douma, cidade da região damascena de Ghouta Oriental recentemente evacuada, com um verdadeiro arsenal de armas, algumas das quais fabricadas em países-membros da NATO.
O trabalho levado a cabo pelas equipas de sapadores do Exército sírio é diário. O Centro russo estima que a operação de limpeza de minas terrestres, em Douma, demore pelo menos mais três meses. Até ao momento, foram encontradas mais de 1200, segundo referem a RT e a Prensa Latina.
Do arsenal que o Jaish al-Islam deixou para trás em Douma, as equipas de sapadores conseguiram encontrar uma tonelada e meia de material explosivo e 4 mil artefactos explosivos caseiros, informou ainda o organismo russo.
No início de Abril, os militares sírios anunciaram a libertação completa da região de Ghouta Oriental, a leste de Damasco, na sequência de uma intensa ofensiva que durou dois meses. Os corredores humanitários criados – que foram alvo de constantes boicotes por parte dos terroristas, após duras negociações no terreno – possibilitaram a evacuação de mais de 160 mil pessoas. Na parte final da operação, os terroristas do Jaish al-Islam foram também evacuados.
Armamento israelita
As notícias mais recentes sobre o material encontrado em Douma coincidiram com uma operação levada a cabo pelo Exército sírio que abortou a tentativa de transportar material bélico de fabrico israelita desde Daraa e Quneitra, no Sul do país, até à província de Homs, localizada cerca de 200 quilómetros a norte de Damasco.
De acordo com a Prensa Latina, a acção dos terroristas tinha como objectivo fazer chegar o material a grupos extremistas radicados na região de Homs, como a Frente al-Nusra. Por seu lado, a PressTV refere que as tropas sírias encontraram armamento de fabrico israelita numa rede de túneis localizada quatro quilómetros a sul de Damasco.
Ao longo da guerra de agressão à Síria, as autoridades deste país têm dado conta, em diversas ocasiões, da apreensão de material bélico sofisticado e minas fabricados em Israel e em países ocidentais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui