O prolongamento do regime de excepção foi aprovado com os votos favoráveis de 489 deputados; 26 votaram contra e houve seis abstenções.
Os debates no hemiciclo começaram na terça-feira e, pese embora a votação amplamente favorável ao prolongamento, alargaram-se até à madrugada de hoje, num ambiente «quente» e «tenso», refere a Prensa Latina, reportando-se à imprensa local.
O projecto de lei do governo contemplava o prolongamento do estado de emergência por três meses, mas as pressões da direita levaram o Executivo de Hollande a juntar mais três meses à versão inicial, pelo que o regime de excepção, em vigor no país desde os atentados de Paris, em Novembro do ano passado, se irá prolongar até Janeiro de 2017.
A intenção de ampliar o estado de emergência foi anunciada na sequência do ataque em Nice, perpetrado a 14 de Julho último e no qual morreram 84 pessoas e cerca de 300 ficaram feridas. O ataque ocorreu poucas horas depois de o presidente François Hollande ter anunciado que o estado de emergência seria levantado a 26 de Julho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui