A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu, esta terça-feira, a «Soberana 02» no portal oficial de projectos de vacina contra a Covid-19 em fase de ensaios clínicos, revelou o Instituto Finlay de Vacinas, de Havana, na sua conta oficial de Twitter.
O Instituto sublinhou que os dois fármacos cubanos (Soberana 01 e Soberana 02) contra o vírus SARS-CoV-2, patógeno que provoca a Covid-19, fazem parte de um grupo de 47 medicamentos registados em todo o mundo para combater a pandemia.
«A Soberana 02 já está no draft da OMS. Este portal é uma referência de informação oficial sobre as vacinas contra a Covid-19 que estão em fase de ensaio clínico. Actualmente, existem 47 candidatos registados a nível mundial, dois deles cubanos», indica o tweet.
A fase I de ensaios clínicos da Soberana 02 teve início esta segunda-feira, com a abertura a cargo da investigadora principal Maria Eugenia Toledo, do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, depois de ter sido aprovada pelo Centro para o Controlo Estatal de Medicamentos, Equipas e Dispositivos Médicos, informa a Prensa Latina.
«Este é um fármaco inovador, sem precedentes entre todos os desenvolvidos para enfrentar a Covid-19», explicou recentemente o director do Instituto Finlay de Vacinas, Vicente Vérez.
A novidade deste novo candidato consiste em ser uma vacina conjugada, em que o antígeno do vírus, o domínio de ligação ao receptor (RBD), está quimicamente enlaçado ao toxóide tetânico, explicou.
«Com a Soberana 02, espera-se que a imunidade alcance a mucosa do tracto respiratório, a fim de evitar a entrada do vírus, e será o candidato vacinal a propor para aplicação à população pediátrica», referiu ainda o especialista.
Cuba trabalha actualmente em quatro projectos de vacina contra a pandemia da Covid-19. A este propósito, o presidente do grupo empresarial cubano BioCubaFarma, Eduardo Martínez, destacou recentemente que a estratégia traçada para ter vacinas próprias contra a Covid-19 «vai bem» e que, antes do final de 2020, haverá quatro candidatos em fases de ensaios clínicos.
«Em 2021, a nossa população estará imunizada contra este vírus. Os cubanos podem confiar nos seus cientistas comprometidos com a pátria», afirmou.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui