Rodríguez chegou ao Vietname na segunda-feira e manteve, na terça, encontros em Hanói com o secretário-general do Partido Comunista do Vietname (PCV), To Lam, o presidente do país asiático, Luong Cuong, e a vice-presidente, Vo Thi Anh Xuan.
Ao receber a visitante, To Lam informou-a sobre os êxitos de 40 anos de renovação no país do Sudeste Asiático, e reafirmou que o Vietname irá dar continuidade a uma política externa de «independência, autodeterminação, paz, cooperação e desenvolvimento», refere a Vietnam News Agency (VNA).
Lam considerou que esta visita irá reforçar ainda mais as relações entre ambos os países e mostrou-se de acordo com as propostas de cooperação discutidas por Rodríguez com Anh Xuan e Cuong, sobretudo em áreas em que as duas partes têm «pontos fortes e necessidades».
O secretário-geral do PCV defendeu ainda que o seu país e o sul-americano aprofundem o nível de confiança política, por via do intercâmbio entre delegações de alto nível, e promovam «a colaboração entre os partidos», ao nível teórico, da construção partidária e da troca de experiências.
Criar programas de cooperação específicos
No encontro que manteve com Luong Cuong, presidente do Vietname, Rodríguez afirmou que, para a Venezuela, as experiências e conquistas alcançadas no processo de renovação do país asiático são «modelos e lições de referência».
Além disso, agradeceu «todo o apoio que o Vietname deu à Venezuela nos momentos difíceis da agressão económica a que foi submetida, com a imposição de mais de 900 medidas coercivas unilaterais».
Luong Cuong e Delcy Rodríguez, indica a VNA, defenderam a criação de programas de cooperação específicos e práticos em diversas áreas, sobretudo na agricultura, energia e telecomunicações.
Retomar a cooperação energética
Delcy Rodríguez, que considerou «frutífera» a agenda de trabalho destes dias, reuniu-se também com a sua homóloga Vo Thi Anh Xuan, tendo afirmado que a sua visita serviria «para dar um impulso especial às relações, que permitisse cultivar as extraordinárias potencialidades e complementaridades entre os nossos países».
Antes de se dirigir ao Mausoléu de Ho Chi Minh, na capital vietnamita, para prestar homenagem ao histórico dirigente revolucionário, a vice-presidente venezuelana afirmou que esta visita tinha também como objectivo fomentar o comércio entre os dois países e, acima de tudo, «retomar a cooperação energética, de modo que as empresas do Vietname na Venezuela produzam crude que alimente a nossa cooperação nas diversas áreas».
A ida de Rodríguez ao Vietname, indica a TeleSur, enquadra-se nas celebrações do 35.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos países (18 de Dezembro de 1989).
Rodríguez comprometeu-se a trabalhar sem descanso para que, chegando o dia 18 de Dezembro, «possamos dizer que temos um roteiro claro para consolidar a nossa cooperação».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui