|Ambiente

Caminhada Verde na Praia da Vieira

Alertar para a poluição do Rio Lis e para a necessidade de recuperar a Mata Nacional de Leiria é o objectivo da Caminhada Verde que o PEV promove este domingo, na Praia da Vieira (Marinha Grande).

Créditos / Região de Leiria

Esta acção, que decorre no próximo dia 27 de Agosto, a partir das 9h, visa lançar o alerta, «ouvir e intervir sobre a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis que desagua nesta localidade e a falta de re(arborização) da Mata Nacional de Leiria, ardida em 2017», refere o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) num comunicado. 

Os ecologistas chamam a atenção para as descargas de efluentes suinícolas na bacia do Rio Lis que, de forma regular, «ocorrem há largos anos, constituindo-se em crimes ambientais que matam o ecossistema fluvial e ribeirinho» e prejudicam as populações locais.

A Caminhada Verde pretende abordar igualmente a falta de intervenção na Mata Nacional de Leiria, destruída em cerca de 86% pelos incêndios de 2017, que levou também à «destruição de vários ecossistemas que desempenham um importantíssimo papel ao nível ambiental, social e produtivo, com valor significativo também ao nível histórico e científico».

O PEV sublinha que, passados seis anos, a «larga maioria da área ardida (8800 hectares) não foi (re)arborizada», ao contrário do que era expectável, «proliferando as espécies exóticas invasoras que encontraram nas clareiras espaço para a sua expansão».

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo País, na perspectiva de um «contacto próximo com as populações», a propósito dos desafios que «o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui