Corrida ao ouro no Alentejo

Há novas concessões de exploração de ouro, prata e outros elementos em todo o Alentejo. Conhecer os recursos mineiros e alargar o mapeamento geológico são objectivos apontados pelo Governo.

Pulo do Lobo, Serpa
Créditos

Foram anunciados oito novos contratos de concessão mineira em todo o País. No Alentejo, os concelhos de Moura, Serpa, Vidigueira, Portel, Alcácer do Sal, Monforte, Elvas e Campo Maior fazem parte de uma lista de cerca de três dezenas de concelhos onde vão decorrer os trabalhos de prospecção.

As novas concessões para exploração mineira atribuídas pelo Governo juntam-se a outros cinco contratos já assinados nos últimos meses. Esta decisão pretende «dinamizar o sector» e «criar oportunidades de investimento para as empresas, num processo de envolvimento simultâneo das populações e respectivas autarquias», revela a edição semanal do Diário do Alentejo, de Beja, da passada sexta-feira.

Com estes contratos, o Governo prevê «obter informação detalhada sobre o território, de modo a caracterizar o potencial da Base Nacional de Recursos Mineiros e superar o actual défice de conhecimento». Este processo integra-se no Programa Nacional de Cartografia Geológica, sob a responsabilidade do Laboratório Nacional de Energia, e pretende alargar o mapeamento geológico.

Entre os restantes concelhos do País que serão alvo de prospecção, contam-se os de Arouca, Castro D’Aire, Vale de Cambra, Mirandela, Vila Flor e Freixo de Espada-à-Cinta.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui