|solidariedade

Flotilha da Liberdade passa por Lisboa

Com o lema «Pelas crianças de Gaza», activistas solidários com a Palestina pertencentes à Coligação da Flotilha da Liberdade estarão em Lisboa, de 3 a 6 de Julho.

Créditos / MPPM

O navio Handala, que integra a Flotilha da Liberdade, saiu de Oslo, na Noruega, a 1 de Maio, passando por vários países europeus rumo a Gaza, alertando para a situação brutal que se vive na Palestina, nomeadamente o bloqueio por mar aplicado por Israel.

O Handala já fez escala nos portos europeus da Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França e Espanha, prosseguindo por Lisboa e outros portos no Mediterrâneo, na tentativa de quebrar o bloqueio ilegal de Gaza, onde deverá chegar em meados de Agosto.

Nas escalas, as comunidades locais organizam eventos educativos e de solidariedade para divulgar a missão da Flotilha e sensibilizar as populações para a situação na Palestina.

No caso de Lisboa, a organização do programa está a cargo do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), da GGTP-IN e do Projecto Ruído, que irão promover diversas actividades com o objectivo de dar a conhecer o projecto da Flotilha e alargar a solidariedade com a luta do povo palestiniano. Assim, para além de encontros com entidades e organizações que se têm solidarizado com a Palestina, no dia 4 de Julho haverá uma concentração de apoio ao povo palestiniano, no Rossio, em Lisboa, cerca das 18h, com intervenções culturais e políticas, incluindo de membros da Flotilha.

O antigo navio pesqueiro recebeu o nome Handala – a icónica figura criada pelo cartoonista Naji al-Ali, representa a criança refugiada que anseia o regresso à sua pátria. Uma vez que mais de dois terços da população de Gaza são refugiados palestinianos e que mais de metade dos habitantes de Gaza são crianças, Handala é o nome perfeito para a missão desta flotilha: «Pelas Crianças de Gaza». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui