|mulheres

Grândola é «Município Solidário com Vítimas de Violência Doméstica»

A Câmara Municipal de Grândola integra o protocolo de cooperação com a CIG e a Associação Nacional de Municípios com vista a garantir resposta habitacional às vitimas de violência doméstica. 

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

O protocolo «Municípios Solidários com as Vítimas de Violência Doméstica», celebrado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), surge no âmbito do processo de autonomização das mulheres que são alvo deste flagelo. 

Inscrito no Plano de Acção para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica (PAVMVD), este acordo visa garantir uma resposta efectiva às necessidades de habitação das mulheres que se tornam autónomas, após a sua permanência em estruturas de acolhimento de emergência e casas de abrigo integradas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

Perante os novos desafios colocados pelo PAVMVD e pela Nova Geração de Políticas de Habitação, pretende-se que os municípios tenham um envolvimento activo na implementação de uma política pública de habitação com expressão local e com respostas diferenciadas e articuladas, permitindo agilizar o processo de autonomização das vítimas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui