A região da Beira Interior é uma das mais envelhecidas do País

Instituições de Ensino Superior estudam a velhice

Foi assinado hoje, na Covilhã, um protocolo entre a Universidade da Beira Interior (UBI), sediada naquela cidade, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para a realização de projectos de investigação e intervenção capazes de promover um envelhecimento digno.

Pólo principal da Universidade da Beira Interior (UBI)
Créditos

«Consórcio Idade Mais (CI+)», assim se designa o acordo de parceria que envolve os estabelecimentos de ensino das três cidades para dar resposta ao desafio demográfico que a região da Beira Interior enfrenta: o envelhecimento.

O desenvolvimento de projectos de investigação e de intervenção, a fim de promover um envelhecimento digno e bem-sucedido, constitui a base do protocolo que prevê o envolvimento de outras entidades.

Os responsáveis máximos das três instituições, que hoje assinaram o protocolo, recusam-se a olhar para a velhice como uma desvantagem e alertam para a necessidade de se intervir socialmente de modo a encontrar soluções para os problemas identificados. O distrito de Castelo Branco, que integra a região mais envelhecida da Europa (Pinhal Interior Sul), apresenta-se como um bom caso de estudo.

Entre os desafios lançados pelo consórcio, está a possibilidade de se criar na região um doutoramento na área do envelhecimento, indicou o presidente do IPCB.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui