Criado em 1975, o Lar de Odivelas é a única instituição pública no concelho para apoio aos idosos. Gerida pela Segurança Social até 2010, transitou um ano depois para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em regime de cedência temporária. O prazo inicial era de três anos mas acabou por ser prolongado até 30 de Setembro de 2016.
Em comunicado, a CDU defende que, desde 2011, a «perspectiva do governo era que a transferência se tornasse definitiva», beneficiando a SCML ou outra instituição social. Tal não veio a acontecer, alegadamente porque a SCML não se interessou pelo projecto e não foi encontrada outra instituição.
«Acresce que as instalações onde funciona o Lar de Odivelas foram consideradas inadequadas pela Segurança Social, pelo que esta instituição terá optado pelo encerramento daquele equipamento», lê-se no texto da moção apresentada pela CDU na reunião ordinária da Câmara Municipal, esta terça-feira.
A moção defendia a manutenção do Lar até que um novo equipamento fosse construído mas foi chumbada pelo PSD e pelo PS, e o Lar deve encerrar no final de Outubro, curiosamente assinalado como o «mês do Idoso».
A CDU defende que cabe à Segurança Social assumir a gestão do lar, «o que aliás nunca devia ter deixado de fazer», e denuncia a gravidade da situação justificada pelo aumento da população idosa no concelho.
São cerca de 23 500 as pessoas com 65 ou mais anos e as soluções da rede solidária são escassas. As cinco (incluindo o Lar da Segurança Social) instituições existentes no concelho de Odivelas só dão resposta a cerca de 300 pessoas.
A CDU denuncia ainda a incoerência do PS. Recorda que em Maio do ano passado, e por sua iniciativa, a Câmara Municipal de Odivelas aprovou uma moção com os votos da CDU e do PS, onde se exigia ao executivo de Passos e de Portas que o Instituto da Segurança Social assumisse a gestão directa do Centro Infantil e do Lar de Odivelas. Volvido este tempo, «o mesmo PS alega que a Segurança Social não tem vocação para gerir equipamentos».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui