O projecto resulta da participação da comunidade local, da Câmara Municipal de Grândola e de várias instituições de Ensino Superior. Segundo o comunicado da autarquia, o processo participativo resultou na «concepção de uma intervenção escultórica para ser implantada na povoação, que representa a descida e subida à mina e as formas de comunicação entre galerias, simbolizadas por dois elementos: a escada e o carril».
O objectivo foi «pensar, testar e concretizar» um modelo de criação artística, partilhado entre a comunidade do Lousal e uma equipa de mediação liderada pelo Centro de Investigação em Belas Artes, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, à qual se associaram outros centros de investigação científica.
O monumento será inaugurado no âmbito das comemorações do Dia de Santa Bárbara, num programa que conta com a exibição do documentário Minas, às 15h, no Salão do Lousal, um trabalho realizado por Alexandre Silva e Luís Godinho, centrado no património histórico, paisagístico e humano das três principais minas da Faixa Piritosa Ibérica – Lousal, Aljustrel e São Domingos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui