A população da Aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal, marcou uma concentração para hoje, a partir das 18h, frente ao posto da Guarda Nacional Republicana (GNR). Em causa está o anúncio de que este irá ser encerrado, decisão que população, comerciantes e autarcas não aceitam.
Em declarações à agência Lusa, Marta Pereira, comerciante na zona, explicou que o posto tem vindo a perder recursos desde há um ano e que agora existe a intenção de encerrar e transferir os militares para o posto da freguesia de Fernão Ferro. Segundo a munícipe, citada pel'O Setubalense, em Maio do ano passado deixou de haver uma patrulha fixa em Paio Pires e em Fernão Ferro, passando a existir uma patrulha conjunta, estando agora a ser equacionada a retirada da secretaria e da área dos inquéritos.
A Câmara Municipal do Seixal assume, num comunicado divulgado esta terça-feira, que foi com «enorme surpresa» que tomou conhecimento, pelas redes sociais, da decisão de encerramento do Posto da GNR de Aldeia de Paio Pires. Citado na nota, o presidente do Município, Paulo Silva, critica não ter sido informado desta decisão pelas instâncias governamentais, e defende que a ausência da GNR naquela localidade «irá originar uma maior preocupação no que se refere à segurança da população».
Isto porque, acrescenta, «não temos conhecimento da existência de um novo equipamento desta natureza ou o eventual reforço dos elementos da PSP ou da GNR no concelho». Neste sentido, apela à comparência massiva da população. «Não podemos compactuar com medidas avulsas que colocam em causa a segurança e bem-estar das populações», realça o autarca.
Também a União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires se associa ao protesto desta tarde.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui