As obras de requalificação do passeio ribeirinho e da área externa do núcleo urbano antigo de Arrentela, no Seixal, tiveram de ser pausadas para que as entidades responsáveis pudessem analisar o que ali foi encontrado. Nesse momento é aguardado um parecer do Património Cultural IP para o prosseguimento dos trabalhos no troço da Avenida da República.
Paulo Silva, presidente da Câmara, afirma num comunicado que das escavações já se conhece um conjunto de casas pré-terramoto de 1755, outras que teriam caído com o próprio tremor; um forno de olaria e uma muralha de proteção contra marés, feita após o maremoto histórico. Os achados mais antigos até ao momento são vestígios de construção naval do período dos Descobrimentos.
O autarca avisa que «prevê-se que apareçam muitos mais vestígios no desenrolar dos trabalhos, pelo que pedimos alguma paciência aos munícipes, pois alguns destes achados permitirão conhecer melhor a história deste lugar».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui