|estacionamento

Seixal persiste na defesa dos utentes dos transportes públicos

800 lugares de estacionamento concessionados à Fertagus, em Foros da Amora, vão passar a ser de utilização gratuita. Câmara Municipal do Seixal (CMS) decidiu assumir os custos.

Parque de Estacionamento A5 de Foros da Amora, concessionado à Fertagus 
Créditos / Câmara Municipal do Seixal

A última reunião de câmara da CMS, realizada na passada quarta-feira, deliberou um conjunto de apoios significativos ao associativismo no concelho, destacado-se ainda a «comparticipação de 150 mil euros à União das Freguesias de Arrentela, Seixal e Aldeia de Paio Pires», para a conclusão da requalificação do Mercado Municipal da Torre da Marinha.

Mas a medida mais relevante pode mesmo ser a decisão, por parte do executivo seixalense, em dar mais um passo no apoio à utilização de transporte público do concelho. Através de um protocolo celebrado com a Fertagus, que gere o estacionamento de 800 lugares em Foros de Amora, a CMS vai tomar para si os custos dos utentes deste parque de estacionameno.

A proposta isenta «os cidadãos de pagarem a utilização daquele espaço, proporcionando condições mais atractivas para o uso regular dos comboios e dos autocarros que partem diariamente daquele terminal rodoferroviário», expõe o comunicado enviado ao AbrilAbril.

|

Estacionamento da Fertagus e Transtejo na alçada do Município aliviaria utentes

A Câmara Municipal do Seixal é unânime quanto à necessidade urgente de assumir a gestão dos parques de estacionamento da Fertagus e da Transtejo devido aos «preços exagerados» cobrados aos utentes.

A tomada de posição «Pela entrega dos estacionamentos da Fertagus e da Transtejo ao município» foi subscrita por unanimidade na reunião de Câmara, esta quarta-feira. Em causa, lê-se numa nota da autarquia, está a insatisfação dos utentes devido aos «preços exagerados» que se praticam nos parques de estacionamento destes operadores, com transtornos tanto para os que buscam alternativas às tarifas elevadas, como para os moradores e «actividades das zonas afectadas por este elevado nível de estacionamento».

No entender da Câmara Municipal do Seixal, «há um nítido desperdício» dos lugares de estacionamento disponibilizados nestes parques, agravado pela crescente procura destes transportes públicos, na sequência da introdução dos novos passes em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Apesar de ter encetado conversações com a Transtejo, a fim de estabelecer uma parceria com vista à fixação das condições de gestão e funcionamento do parque de estacionamento do Terminal Fluvial do Seixal, a serem asseguradas pelo Município, denuncia que a operadora respondeu com a actual concessão à empresa Empark. 

Na tomada de posição lê-se que foi com surpresa que a autarquia recebeu esta posição da Transtejo, criticando que, ao invés de se privilegiar a função de serviço público às populações, «a empresa e a respectiva tutela priorizam uma lógica financeira economicista», da qual tem resultado a «degradação do serviço prestado» e o «aumento significativo» das tarifas.

No documento exorta-se à intervenção do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, reiterando a «necessidade urgente» de o Município do Seixal assumir a gestão do parque de estacionamento do Terminal Fluvial do Seixal, concessionado à Transtejo, exigindo tratamento idêntico ao adoptado para o Cais do Seixalinho, no Montijo. Reivindica-se igualmente a gestão das estações do Fogueteiro, Foros de Amora e Corroios, concessionados à Fertagus, visando a utilização gratuita para os utentes destes transportes públicos.

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, explica que o propósito é «estimular o aumento do uso de transportes públicos e a melhoria do meio ambiente com menos automóveis em circulação».

A CMS tem defendido, desde há vários anos, a necessidade de passar para a alçada do município a gestão dos vários parques de estacionamento actualmente entregues à Fertagus e à Transtejo. Em causa estão os «preços exagerados» cobrados aos utentes, que dissuade a utilização do transporte público.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui