O Centro de Conhecimento e Cultura Marítima de Sesimbra, que vai ser instalado no edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz, classificado de monumento de interesse municipal, será uma extensão do Museu Marítimo e permitirá preservar um dos «edifícios centenários mais relevantes do concelho, incluindo a emblemática Mercearia Ideal, com o mobiliário original», afirma, em comunicado, a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS).
A autarquia espera ter o equipamento pronto num prazo de 420 dias, representando um investimento de cerca de um milhão e 432 mil euros. A CMS esclarece, no entanto, que esta intervenção beneficiará «de um financiamento de 750 mil euros do Programa Cultura, do Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido por EEAGrants», ao qual o município se candidatou.
A expectativa é de que o novo centro permita «dinamizar a economia local, promover a pesca sustentável e a profissão de pescador, salvaguardar ofícios tradicionais como a construção naval em madeira, e incentivar a produção de conhecimento sobre o mar, através de parcerias com investigadores noruegueses e associações locais».
O municío refere ainda que esta iniciativa se enquadra no projecto de requalificação de vários edíficios e equipamentos do concelho, que a CMS tem vindo a promover e de que são exemplo a «Fortaleza de Santiago, a Casa do Bispo, a Mãe D´Água no Cabo Espichel ou aa Capela de São Sebastião».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui