Na reunião realizada no dia 27 de Dezembro, a Assembleia Municipal de Silves «aprovou por unanimidade a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade para o ano de 2022». É a terceira vez consecutiva que a autarquia (de executivo CDU) decreta esta isenção, já aplicada em 2020 e 2021.
Contratos de apoio à reabilitação urbana em São Bartolomeu de Messines foram assinados ontem entre a Presidente da Câmara Municipal de Silves (PMS), a presidente desta junta, e promotores locais. Este processo foi desenvolvido no quadro das «medidas municipais de apoio financeiro à execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de São Bartolomeu de Messines, através do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE)». Estes projectos assentam num «compromisso para com a competitividade e atractividade do território para pessoas e actividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade», informa o comunicado enviado pelo município ao AbrilAbril. O PAHAB oferece a possibilidade «aos proprietários e arrendatários de prédios urbanos, com uso eminentemente habitacional», de realizarem «obras de recuperação de edifícios», melhorando, por via da reabilitação do património, o tecido urbano. O programa PADSE, tem o objectivo de incutir novas dinâmicas ao aglomerado urbanístico, «em áreas de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação», incentivando a acção das associações, colectividades e sociedades sem fins lucrativos. Ambos significam, na prática, uma «comparticipação não reembolsável correspondente a uma fracção do valor das obras orçamentadas e realizadas, num montante de até 20% do valor máximo da despesa elegível», anuncia a CMS. O executivo da CMS espera, através destes protocolos, articular a diversidade patrimonial do concelho, «concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo, de justiça e coesão social». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
Silves celebra protocolos para apoiar habitação no concelho
Contribui para uma boa ideia
A «medida resulta de proposta do executivo municipal permanente liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS), Rosa Palma, que antes tinha merecido a aprovação unânime da CMS, em reunião ocorrida a 29 de Novembro».
O Município de Silves abdica, com esta isenção de taxas, de uma «receita estimada no valor de 226 mil euros», que irão agora ajudar os comerciantes a «combater o impacto negativo da paralisação económica adveniente do encerramento, da suspensão ou do condicionamento forçado da actividade dos estabelecimentos de comércio, de serviços e de restauração».
A CMS assume o apoio e a dinamização da actividade económica no concelho de Silves como uma das suas prioridades, tendo já «activado o Fundo de Emergência Social; diferido o pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento, sem a cobrança de juros de mora, nem a cessação da prestação deste serviço público; a suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias; e a isenção do pagamento e/ou redução das rendas para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais em 2020, 2021» e, agora, 2022.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui