|SNS

Utentes de Alcobaça reclamam mais saúde

A recém-constituída Pró-Comissão de Utentes da Saúde de Alcobaça entrega esta segunda-feira uma carta ao presidente da ULRS de Leiria e tem concentração agendada para o final deste mês. 

Créditos / O Alcoa

Sem respostas desde o dia 19 de Novembro, data em que enviaram um email a Licínio de Carvalho, presidente da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, a Pró-Comissão de Utentes da Saúde de Alcobaça entrega hoje a carta pessoalmente no hospital da cidade. 

Na missiva, os utentes solicitam uma reunião com o responsável para debater os vários problemas que afligem os alcobacenses, nomeadamente a degradação do Hospital Bernardino de Oliveira d’Alcobaça. Tendo em conta que, lê-se na carta, «passou a estar quase a zero em termos de respostas», os utentes que necessitam de urgência são obrigados a viajar para o Hospital de Leiria, com todos os constrangimentos e despesas que a deslocação acarreta. «A partir das 16h30 deixa de ser possível realizar análises e muitas vezes não se pode fazer Rx», refere, mas as críticas não ficam por aqui. «Existem muitas reclamações no atendimento dos médicos contratados – somos da opinião que deviam ser contratados a tempo inteiro, sendo insustentável uma coexistência laboral com médicos efectivos que recebem 1/3 [um terço] do salário dos que são contratados por empresas», salientam os utentes, acrescentando que «o abandono do médico internista», há poucos meses, «gerou uma grande incompreensão na população».

A estrutura criada no dia 6 de Novembro reclama respostas de qualidade, não apenas no hospital, mas também nos cuidados de saúde primários, e tem agendada uma concentração no dia 28 deste mês, pelas 11h, junto ao Hospital de Alcobaça.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui