A iniciativa é da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém e foi anunciada na passada quinta-feira, numa nota à imprensa.
«Os utentes do SNS estão a ser confrontados com uma dramática degradação dos serviços do HDS, sendo o facto mais recente as perturbações verificadas na urgência, que obrigam à deslocação de doentes para outras unidades hospitalares», lê-se no texto.
A Comissão alerta ainda para o novo aumento do número de utentes sem médico de família nos centros de saúde da área de influência do HDS – mais de mil entre Agosto e Setembro, sendo actualmente uma realidade que afecta quase 50 mil pessoas. Em todo o distrito de Santarém, «há mais de 100 mil utentes sem médico de família», denuncia.
Neste sentido, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém defende que «é preciso pôr cobro a esta situação que visa destruir o Serviço Nacional de Saúde».
Para tal, cabe ao Governo «tomar as medidas urgentes e adequadas para dignificar o estatuto dos profissionais de saúde e as suas condições de trabalho», sublinha.
O objectivo – lê-se na nota – é que «a permanência no SNS seja atractiva», permitindo assim «a admissão de profissionais em quantidade suficiente para que os serviços de Saúde funcionem eficazmente».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui