As empresas Go4baby (Espanha) e Tammuz (Israel) realizaram, nos últimos meses, sessões de apresentação dos seus serviços em Portugal. Ambas oferecem acesso a barrigas de aluguer em países como a Ucrânia e a Geórgia, a troco de quantias que podem ultrapassar os 80 mil euros, no caso de homens solteiros ou casais de pessoas do mesmo sexo, de acordo com o Jornal de Notícias.
A gestação de substituição a troco de dinheiro é crime em Portugal, tendo apenas sido legalizado o procedimento quando feito de forma graciosa – algumas disposições da lei, relacionadas com a identidade dos dadores, foram entretanto chumbadas pelo Tribunal Constitucional.
A escolha daqueles países para efectuar os procedimentos é tudo menos inocente, já que não são os únicos em que é possível: na Califórnia (EUA), por exemplo, também é legal. No entanto, estes são destinos onde o as barrigas das mulheres são mais baratas. Segundo o JN, uma mulher que se submeta ao procedimento na Ucrânia recebe, em média, cerca de metade do que é pago às mulheres que o façam na Califórnia.
O facto de a gestação de substituição só ser possível, na Ucrânia, quando se trata de um casal de pessoas de sexos diferentes impossibilitados de ter filhos por razões clínicas, promove a especulação com todas as outras situações por parte das empresas intermediárias.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui