|incêndios florestais

Fogos assolam grande parte do território nacional

ANPC confirma 31 vítimas mortais

Os vários incêndios florestais de grandes dimensões que fustigaram grande parte do território nacional durante o dia de ontem, e que hoje se mantêm, fizeram pelo menos 31 mortes, de acordo com a Protecção Civil.

Bombeiros combatem o Incêndio no Pinhal de Leiria em Vieira de Leiria na Marinha Grande. 16 de Outubro de 2017
CréditosRicardo Graça / Agência LUSA

De acordo com os dados divulgados pela porta-voz da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, há 31 mortos confirmados, vítimas de vários incêndios que se iniciaram durante o dia de ontem e que, em muitos casos, se mantêm activos. As mortes confirmadas ocorreram nos distritos de Coimbra, Aveiro, Castelo Branco e Viseu.

A mesma fonte da ANPC informou ainda, em conferência de imprensa esta manhã, que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem registo de 51 feridos, 15 dos quais em estado grave.

Pelas 11h25 a página da ANPC dava conta de 142 incêndios florestais, 52 dos quais activos para onde estavam destacados cerca de 4 mil dos 6 mil bombeiros que participavam nas operações, apoiados por mais de mil meios terrestres e dois meios aéreos.

As ocorrências que estão activas concentram-se todas a norte do rio Tejo, com a maioria a registar-se nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu. Há ainda fogos activos nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Segundo Patrícia Gaspar, houve mais de 500 ignições ocorridas ontem, num dia em que se verificaram condições climatéricas extremas, com níveis de humidade no ar muito baixos acompanhados de temperaturas elevadas.


Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui