Sob o lema «lutar pelos direitos, valorizar os trabalhadores», no 1.º de Maio, a Intersindical Nacional tem previstas manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias cidades do País.
As comemorações do Dia do Trabalhador, cujos locais e horários podem ser vistos aqui, começaram hoje de manhã. Em Lisboa, o arranque foi dado com a Corrida Internacional do 1.º de Maio, enquanto para a tarde está marcado uma manifestação, entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, com várias intervenções no final. No Porto, durante a tarde, haverá um desfile pelas ruas da baixa, que terminará na Avenida dos Aliados com um comício sindical.
João Torres, dirigente da CGTP-IN, afirmou à Lusa que «há bom ambiente e sinais positivos de que haverá boa participação e grandes manifestações em todos os locais em que se realiza esta jornada».
Durante as comemorações, os dirigentes sindicais vão intervir para «valorizar os resultados obtidos pela luta dos trabalhadores», mas também afirmar que «é preciso intensificar a acção na rua e nas empresas para acabar com os resquícios da política de direita», acrescentou.
Segundo adiantou o dirigente sindical, em causa estão o aumento geral dos salários, a actualização do salário mínimo acima dos 600 euros, o combate à precariedade e à desregulação dos horários de trabalho, além da valorização da negociação colectiva, entre outras reivindicações.
As comemorações deste ano do 1.º de Maio lembram os 132 anos dos acontecimentos de Chicago, que levaram à criação do Dia do Trabalhador. Naquela data foi realizada uma acção de luta pela redução da jornada de trabalho para as oito horas, que foi reprimida com violência pelas autoridades dos Estados Unidos, que causaram a morte a dezenas de trabalhadores e condenaram à forca quatro dirigentes sindicais.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui