|PCP

Jornadas parlamentares do PCP focadas nos direitos laborais e sociais

As jornadas parlamentares do PCP arrancaram hoje, em Beja, focadas na necessidade de uma política alternativa para a região e para o país, que aposte na produção e no emprego com direitos. 

CréditosNuno Veiga / Agência Lusa

O programa de actividades começou com uma viagem de comboio dos deputados comunistas Paula Santos e Bruno Dias, entre o Pragal (Almada) e Beja, durante a qual conversaram com utentes e trabalhadores sobre o plano nacional da ferrovia e os investimentos que urge realizar.

Já em Beja, na sessão de abertura, o secretário-geral do PCP realçou que aquele distrito, «com tantas potencialidades», «é em si mesmo um exemplo do que tem sido a política de direita» e da alternância, ou seja, «a política dos que mudam os rostos para que tudo fique na mesma», tendo criticado o desinvestimento público e o desmantelamento do tecido produtivo, com reflexos ao nível das acessibilidades e do despovoamento. 

«É preciso e urgente uma política alternativa que abra um caminho de progresso e desenvolvimento soberano para a região e para o País», vincou Paulo Raimundo, notando que, enquanto se perdem explorações agrícolas, terras aráveis e áreas de produção para grão e batata, «alastram as culturas permanentes, em regime superintensivo». 

A par da necessidade de um incremento da produção de cereais, em particular do trigo, com níveis de autoaprovisionamento de 6,4%, o líder comunista falou sobre a urgência de uma política que aumente salários e valorize os trabalhadores e os seus direitos. «Direitos que estão, em geral, em falta, mas que conhecem na situação dos trabalhadores imigrantes, como aqui se vê, neste distrito, uma situação intolerável que acrescenta mais exploração à exploração de todos os dias», reflectiu.

Entre hoje e amanhã, os comunistas vão alertar para a importância do investimento público como alavanca para o desenvolvimento, destacando a necessidade de se avançar com projectos como a construção do IP8, a electrificação da linha ferroviária e o aproveitamento das potencialidades do aeroporto de Beja. 

A saúde e a cultura são outros temas na agenda das jornadas parlamentares comunistas, com uma visita ao hospital e contactos com estruturas culturais do distrito de Beja. No geral, e citando a líder parlamentar, Paula Santos, que encerra o programa, amanhã, pelas 14h30, numa conferência de imprensa, nestas jornadas serão abordadas questões relacionadas com os «direitos laborais, sociais e culturais», mas também com a «produção nacional e o emprego».

As últimas jornadas parlamentares do PCP, realizadas em Setúbal, em Junho de 2022, tiveram como lema: «Travar o aumento de preços, valorizar salários e pensões, promover a produção nacional».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui