«A actual configuração vai ao encontro dos interesses das forças políticas que inviabilizaram a proposta inicial, passando a ser ainda mais favorecidas», lê-se num comunicado divulgado pelo PCP, ao início da tarde desta quarta-feira. A posição dos comunistas surge após PS e Aliança Democrática (AD) terem aceitado o modelo de seis debates para as eleições ao Parlamento Europeu com quatro partidos, depois de ambas as forças políticas se terem oposto aos frente-a-frente entre os cabeças de lista.
A concretizar-se, prossegue o comunicado, «passamos de um modelo em que todas as candidaturas envolvidas participavam no mesmo número de debates para um outro em que PS e AD têm mais um, em condições de projecção que não são asseguradas a qualquer outra força política». Na prática, o debate entre PS e AD será o único com transmissão conjunta e simultânea, o que leva os comunistas a criticar o «favorecimento de umas candidaturas face a outras».
A discriminação levou o PCP a requerer às direcções dos canais de informação soluções «que possam corrigir a evidente distorção que a actual proposta induz». De acordo com o calendário já divulgado pela SIC, os debates arrancam na próxima segunda-feira e terminam no dia 24 de Maio, a três dias do arranque oficial da campanha.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui