Manuel Martins foi o primeiro bispo de Setúbal, desde a criação da diocese, em 1975, até 1998, e faleceu hoje, aos 90 anos, na Maia.
A sua passagem pela diocese de Setúbal ficou marcada pela intervenção de denúncia das dificuldades por que passaram os trabalhadores do distrito, particularmente na década de 80 do século passado. Nesse período, multiplicavam-se os casos de salários em atraso e de encerramento de unidades produtivas, em consequência das intervenções do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos sacrifícios impostos por vários governos, rumo à adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE, hoje União Europeia).
Apesar de, nos últimos anos, ter sido elogiado por personalidades de diferentes quadrantes políticos, Manuel Martins foi – de forma aberta ou velada – criticado por figuras que ocuparam os mais altos cargos públicos durante anos, como Mário Soares ou Cavaco Silva.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui