As propostas do BE e do PCP foram aprovadas, com o voto contra do PSD e do CDS-PP, e o voto a favor das restantes bancadas. Os grandes proprietários, que detêm imóveis com valor patrimonial acima de 2 milhões de euros, vão passar a pagar mais no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
O adicional ao IMI, criado no Orçamento do Estado para 2017, passa a ter três escalões: de 0,7% sobre o valor entre os 600 mil e 1 milhão de euros; de 1% entre 1 milhão e 2 milhões de euros; e um novo, de 1,5% para o valor que exceda os 2 milhões de euros.
Esta era uma das propostas de alteração que, ao contrário do que o PS e o Governo afirmaram até ao início da semana, aumentavam receita pública, garantindo mais meios para dar resposta aos problemas do País. Ontem, o PS protagonizou uma reviravolta com outra, aliando-se ao PSD e CDS-PP para chumbar a criação de um novo escalão na derrama estadual, sobre os mega-lucros.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui