Com a perspectiva de encerramento da empresa

Trabalhadores da EMAFEL com incertezas do futuro

O STAL alerta para a indefinição da situação dos trabalhadores da Empresa Municipal de Ambiente de Felgueiras, que está em risco de encerrar, por decisão da Assembleia Municipal.

Câmara Municipal de Felgueiras
Créditos

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e afins (STAL) expõe preocupações com os trabalhadores da Empresa Municipal de Ambiente de Felgueiras (EMAFEL).

As preocupações resultam do facto de em Fevereiro de 2013 a Assembleia Municipal de Felgueiras ter aprovado a dissolução da EMAFEL. Em Junho de 2015, como o processo não estava concluído, a Assembleia Municipal aprovou uma proposta da Câmara de prorrogação do prazo de liquidação da empresa por mais um ano. Mais de três anos depois, e a situação mantém-se.

No fim da semana passada, uma delegação do STAL assistiu à reunião da Assembleia Municipal onde voltou a ser discutido o futuro da EMAFEL, confirmando que se mantêm as incertezas e as dúvidas dos trabalhadores.

Perante esta situação, o STAL solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Felgueiras uma reunião, com carácter de urgência, na qual irá pedir explicações sobre o processo e reclamar garantias, no plano legal, para a defesa de todos os postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores.

O STAL entende que é necessário esclarecer que garantias existem quanto ao futuro dos trabalhadores, nomeadamente quanto às funções que passarão a assumir os 31 funcionários (21 da limpeza e 10 do aterro) que integram actualmente a empresa.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui