Em comunicado, a Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) afirma que o acordo foi assinado na segunda-feira, após os trabalhadores terem mandatado a estrutura sindical para proceder à assinatura.
Segundo a Fectrans, o acordo salarial para 2019 «consagra um aumento de 20 euros na tabela salarial para todos os trabalhadores», com efeitos retroactivos a Janeiro. O mesmo aplica-se também àqueles em «contrato de cedência na Carris Bus».
Além disso, o acordo clarifica os dias úteis de férias para os trabalhadores com folgas rotativas, afirmando que, «sempre que existam dias feriados no período de férias concedidas, a empresa considera, tacitamente, esses dias como feriado a pedido do trabalhador».
O documento prevê ainda mexidas nas diuturnidades (hoje pagas de quatro em quatro anos). Os trabalhadores até 15 anos de empresa passam a receber nove euros de anuidade, enquanto aqueles entre os 16 a 31 anos passam a receber de três em três anos. A partir de 2020, passam a bianuidades e, em 2021, a anuidades.
«Após conclusão do processo de revisão do acordo de empresa nas matérias de natureza não pecuniária, este protocolo integrará o texto final, que resultar em acordo e será enviado para publicação, pelo que esperamos que cheguem ao fim as discriminações que se fizeram sentir nos últimos meses», lê-se também
A Fectrans salienta ainda que continuará a lutar, na revisão do acordo de empresa, para que sejam «encontradas soluções que permitam salvaguardar os interesses dos trabalhadores, nomeadamente o desbloqueio da evolução profissional».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui