A moção, segundo apurou o AbrilAbril, foi retirada depois dos pedidos realizados por parte de várias bancadas, tendo a eleita do PAN, Fátima Dâmaso, lamentado o facto de «algumas pessoas» se sentirem «incomodadas» com o teor do mesmo.
Ontem assinalou-se o Dia Nacional do Cigano e a proposta de recomendação submetida pelo PAN à Assembleia Municipal da Moita tinha por base a protecção dos equídeos. O documento recorda legislação de 1995 sobre a proibição de «todas as violências injustificadas contra animais» para chegar à conclusão de que, «mais de 20 anos volvidos sobre esta lei e em pleno século XXI, nada mudou».
«Pelo contrário», sublinha. «Aqui na Moita, verifica-se que existe uma etnia que se multiplicou» e que «todos os dias se passeiam pela Moita e arredores, empilhados em cima de carroças, puxadas por um cavalo subnutrido».
Fonte do AbrilAbril confirma que a actividade equestre na Moita está em crescendo e que existem cada vez mais cavalos nos campos em redor, tendo o seu ponto alto na romaria a cavalo da Moita a Viana do Alentejo. Mas rejeita o cenário apresentado pelo PAN.
«Além de a maioria dos equídeos não pertencer à comunidade cigana, a generalidade dos animais está legalizada e as autoridades camarárias e policiais actuam com celeridade sempre que existe algum problema», revela.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui