No âmbito das comemorações da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga (ENLCD), as comissões para a dissuasão da toxicodependência das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Sul, juntamente com as comissões de Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, reúnem-se em Setúbal numa conferência com o apoio da Câmara Municipal.
O evento, informa a autarquia num comunicado, conta com a participação de «intervenientes activos» na construção da estratégia de 1999, através da qual o consumidor toxicodependente passa a ser visto como um cidadão que precisa de ajuda e apoio especializado, em vez de um criminoso.
Com João Goulão, director-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e um dos principais rostos da ENLCD, vão estar responsáveis regionais nas áreas da dissuasão e da reinserção, a presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência, Elza Pais, e o comissário Rui Cruz, da Direcção Nacional da PSP.
Instrumento orientador das políticas públicas de luta contra drogas e toxicodependências, a ENLCD surgiu como resposta aos elevados níveis de consumo de drogas, particularmente de heroína. Na década de 90, o consumo problemático de drogas em Portugal foi considerado a principal ameaça da sociedade.
Entre 2000 e 2001, lembra o SICAD na sua página, a descriminalização do consumo de substâncias ilícitas e a criação das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência introduziram coerência nas políticas e abordagens desenvolvidas, particularmente na área da redução de riscos e minimização de danos.
O colóquio da próxima quarta-feira é aberto à população e acontece no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, a partir das 9h.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui