As reivindicações que levaram à convocação da concentração, pela Liga dos Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, passam por mais profissionais de saúde e equipamentos, assim como pela necessidade premente de obras de ampliação do serviço de urgências, que hoje estão em situação de sobrelotação, atendendo o dobro dos utentes do que a sua capacidade permite.
Os populares recordaram, no protesto, que a obra de ampliação do serviço de urgências chegou a ser adjudicada, mas ficou comprometida pela demora de dois anos que o ministro das Finanças levou no desbloquear das verbas necessárias para o seu arranque.
Outra das exigências antigas da população passa pela construção de um novo centro oncológico, com radioterapia e serviços complementares, o que permitiria uma resposta mais eficaz e cómoda para os utentes – que hoje têm de se deslocar centenas de quilómetros para realizar estes tratamentos – e, consequentemente, menos custos para o erário público.
A concentração contou com a presença solidária de autarcas, dirigentes e activistas sindicais e profissionais do hospital.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui