Num comunicado subsequente à reunião realizada no dia 17, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN) afirma que a administração não deu quaisquer «sinais de querer valorizar os salários e os trabalhadores».
«A Fiequimetal repudia veementemente a falta de respeito que a administração demonstra ter pelos trabalhadores, ainda por cima no contexto da Covid-19», em que fica mais evidente que «são estes que garantem o funcionamento normal das empresas», lê-se no texto.
Na mesma informação, divulgada após a reunião, a Federação reafirma aos trabalhadores que, tanto da sua parte como dos seus sindicatos, «podem contar com toda a disponibilidade para negociar com vista a alcançar um valor que corresponda» às suas «legítimas expectativas», «nunca para aceitar valores que desvalorizem os salários».
Plenários e jornada de luta
A federação sindical apela à participação de todos os trabalhadores nas reuniões e plenários que estão a ser marcados, tendo como objectivo «discutir as medidas a tomar para contestar e rejeitar» a «postura inaceitável» da administração.
Faz igualmente um apelo à participação dos trabalhadores na jornada de luta de dia 25, que a CGTP-IN vai realizar em todo o País. Tal participação – defende – também constitui «uma forma de pressão junto da administração para que aumente os salários».
No comunicado, a Fiequiemetal reitera ainda o alerta aos trabalhadores da EDP Soluções Comerciais relativamente a qualquer documento que lhes seja pedido que assinem com vista à mudança para outras empresas do grupo, sublinhando que a declaração que lhes for apresentada «deve ser trazida ao nosso conhecimento para que os direitos fiquem claramente defendidos».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui