O Ministro da Educação Superior, o reitor da Universidade de Damasco e membros do Partido Baath Árabe Socialista inauguram esta semana um baixo-revelo em bronze com a figura de Chávez no Jardim Universitário.
Junto ao monumento foram depositadas flores em honra do líder que, em 2006, recebeu desta instituição de ensino superior o título de doutor honoris causa.
Também no contexto da homenagem, que teve lugar para assinalar o oitavo aniversário da morte do líder bolivariano e lembrar os seus contributos e esforços para «as causas justas do mundo», segundo refere a TeleSur, foi inaugurada a exposição das 25 pinturas vencedoras do primeiro concurso nacional promovido pela Faculdade de Belas-Artes, sob o título «Hugo Chávez».
O concurso, em que participaram artistas e estudantes sírios e palestinianos, foi organizado em homenagem a Chávez e «ao seu firme posicionamento de apoio à luta dos povos da região contra a hegemonia imperialista», indica a mesma fonte.
Sete artistas foram galardoados, ao plasmarem nas suas obras «o espírito de luta de Chávez e o apoio que deu às causas justas, em particular às da Palestina e da Síria» [ver reportagem da TeleSur].
Em declarações à imprensa, o embaixador venezuelano em Damasco, José Gregorio Biomorgi, destacou precisamente os contributos de Chávez para os povos do mundo que lutavam pela liberdade, a soberania e a independência.
«A Síria deu um exemplo ao mundo na resistência, e hoje trava uma guerra contra o terrorismo em nome do mundo inteiro», destacou o diplomata, citado pela SANA.
Por seu lado, o ministro sírio da Educação Superior, Bassam Ibrahim, enalteceu os posicionamentos de Chávez e sublinhou a profunda amizade entre os dois países.
Já Mohsen Bilal, membro da Direcção Central do Partido Baath Árabe Socialista, disse que a homenagem é uma expressão do respeito e do carinho que os estudantes sírios têm por Chávez e pela vigência dos seus valores e ideias, que continuam a guiar a luta contra o imperialismo na Síria e na região.
Desde Abril de 2014, existe no campus da Universidade de Damasco um jardim com o nome do presidente Chávez.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui