As obras de requalificação na Escola EB1 de São Mamede, sediada no antigo Mosteiro de Santa Mónica, decorrem desde 2018. Esta sexta-feira, a Câmara Municipal de Évora anunciou, através de comunicado, que as escavações arqueológicas colocaram a descoberto, no denominado «pátio intermédio» da escola e junto ao muro que separa este espaço da «Quinta de Santa Mónica», a Este, uma estrutura longitudinal com uma dimensão aproximada de 20 metros de extensão e 2,5 metros de largura.
«O seu interior é formado por um conjunto de 14 espaços, de dimensões praticamente homogéneas, tendo cada um deles a mesma organização espacial», adianta. A autarquia esclarece que este conjunto está associado a uma função religiosa, mais concretamente aos chamados «Passos da Via Sacra», constituindo-se por 14 capelas, tendo cada uma um pequeno altar, onde estaria representada cada uma das etapas da Paixão de Cristo.
«Apesar de ser comum nos mosteiros a existência destes compartimentos, não se conhece qualquer registo de em Évora existir algum exemplar semelhante, resultando, assim, numa das mais importantes descobertas do género em contextos monásticos na cidade», lê-se na nota.
O Município acrescenta que, concluídos os trabalhos arqueológicos que permitiram este achado e após levantamento fotogramétrico das estruturas, é possível «uma nova leitura» do desaparecido mosteiro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui